
Possibility - Psicologia e Neuropsicologia
Avaliações e Intervenções
Kátia Bueno Ribeiro
CRP. 06/95247

Psicoterapia Infantil
Da mesma forma como os adultos, crianças também vivenciam seus conflitos e angústias, sentem medo, insegurança e muitas vezes não sabem nomear ou lidar com isso.
Situações que impedem seu desenvolvimento funcional, como baixo rendimento escolar, isolamento e/ou agressividade. Na psicoterapia infantil todo espaço é propício para que ela se comporte forma natural, e por este motivo é recheada de brincadeiras e atividades, que são planejadas cuidadosamente para que possam ser utilizadas com objetivos terapêuticos. Não se trata de “brincar por brincar”.
Os pais, por sua vez, são muito importantes nesse processo, tendo em vista que as suas atitudes, pensamentos e comportamentos são partes integrantes da criança e, portanto, da direção ao tratamento. Assim, as entrevistas iniciais se dão com os responsáveis, e, posteriormente, os atendimentos são realizados exclusivamente com a criança. No entanto, os pais devem comparecer para diálogos periódicos com o profissional
A avaliação e o tratamento da criança devem levar em conta aspectos diversos, como o nível de desenvolvimento, o que é e o que não é esperado no comportamento da criança em função de sua idade, bem como os valores da família.

Psicoterapia Adolescentes
A adolescência é uma fase cheia de descobertas, novos aprendizados e muitos conflitos, quando a relação se torna muito difícil ou transtornos emocionais ficam evidentes no convívio social e familiar e nesta hora vale procurar um psicólogo.
No início os adolescentes tem de lidar com a passagem da infância para a adolescência. No final, eles tem de lidar com a saída da adolescência e a entrada no mundo adulto. Gerando inúmeras situações de grande tensão e conflito psíquico.
Algumas das dificuldades que podem ser sentidas pelos adolescentes:
Problemas relacionados com o desempenho escolar
Problemas relacionados com a imagem corporal
Problemas relacionados com a alimentação
Problemas relacionados com a formação da identidade
Problemas relacionados com a carreira
Problemas de comportamento e agressividade
Problemas na vida familiar
Problemas depressivos e ansiosos
Problemas com a integração num grupo de amigos
Nos adolescentes a psicoterapia facilita a reflexão sobre o processo de mudança comportamental, maximizando suas potencialidades. Ajuda no autoconhecimento, na gestão dos conflitos, permitindo que tome decisões pessoais e profissionais de forma mais prazerosa.


